Família e Escola

Para educar crianças pequenas é preciso compartilhar com as famílias o cotidiano da escola e as ideias que orientam as nossas escolhas. Por isso, além do período de adaptação, garantimos no dia a dia um espaço de convivência.

Adaptação

A primeira semana na escola é dedicada à adaptação. Nos primeiros dias há um horário reduzido - 13h00 às 15h30 – que vai sendo progressivamente ampliado. Durante esta semana a mãe, o pai ou um adulto de referência para a criança deve permanecer na escola.
A partir dessa experiência inicial, para cada criança, será feito um combinado entre a família, educador e a orientação.

Diariamente

Das 13h00 às 13h30, quem traz a criança para a Miguilim pode entrar, ir até a sala de aula, ver os educadores e demais crianças. Essa meia hora diária garante uma suave transição casa-escola que nos parece tão necessária para as crianças, suas famílias e educadores da escola. Na hora da saída, entre 17h30 e 17h45, essa atmosfera se repete: é hora de esperarmos pela chegada das famílias, nos despedirmos, finalizarmos o dia.

Reunião com as famílias

No início de cada semestre as famílias são convidadas para uma reunião com os educadores de sala. Neste encontro é abordado o trabalho que será desenvolvido ao longo do semestre e aspectos da dinâmica do grupo. Durante o ano, sempre que necessário, a família ou a escola podem agendar conversas com a orientação ou com os educadores de sala.

Relatórios

No final de cada semestre estão disponíveis no site, em área restrita às famílias, os relatórios produzidos pelos educadores de sala e pelos professores especialistas em Artes Visuais, Movimento e Música.