Do Infantil para o Fundamental
Na Educação Infantil o projeto da Miguilim acolhe e estimula a curiosidade natural das crianças, o que as encoraja a crescer com confiança nas suas ideias e hipóteses.
No Fundamental I a curiosidade espontânea e intuitiva da primeira infância, progressivamente, se converte no desenvolvimento das capacidades intelectual e social, o que nos permite pensar em projetos coerentes com estas condições.
Assim, acolhemos o que é típico de cada fase do desenvolvimento, permitindo que reconheçam suas capacidades e possam vislumbrar no que podem aprofundar e avançar.
Ao longo do Fundamental I, devem desenvolver uma postura de estudante e uma relação criativa com o conhecimento. Para isto, é importante que haja espaço para projetos de estudo pessoais e coletivos. A escola deve funcionar, também para as crianças, como um centro de estudos e produção de conhecimento. Devem experimentar um ambiente no qual tenham segurança em compartilhar ideias e pensar em voz alta: um espaço que acolha diferentes hipóteses como forma de construir conhecimento.
Nesta fase podem colocar em prática a autonomia, cada vez mais consolidada, sendo capazes de cuidar do seu próprio corpo, de organizar e zelar por seus materiais e objetos pessoais.
Do ponto de vista da sociabilidade, essa nova etapa as torna mais confiantes, mais apropriadas de recursos para resolver conflitos, argumentar e defender seus pontos de vista e aderir às regras de convivência, entendendo-as como necessárias para garantir o espaço individual e o coletivo.