Projeto Pedagógico

Segundo a concepção socioconstrutivista de desenvolvimento, que fornece a matriz teórica do projeto pedagógico da escola, a aprendizagem se dá por meio das interações que as crianças estabelecem com os objetos de conhecimento e com as pessoas que as cercam – adultos e pares. Os objetos de conhecimento são as áreas curriculares: artes visuais, música, matemática, língua portuguesa, educação física, ciências naturais e sociais. Para que se desenvolvam em todos os aspectos - emocionais, cognitivos e sociais – é importante que a escola ofereça a elas o contato com os objetos de conhecimento em toda a sua riqueza e complexidade.

Há uma referência teórica, mas o trabalho está em constante construção: a escola deve funcionar como um centro de estudos e de produção de conhecimento, o que implica na percepção de que o projeto pedagógico é um organismo vivo que incorpora como fonte de reflexão e transformação a sua própria história e o tempo histórico a qual pertence. Temos também progressivamente incorporado conhecimentos originários da teoria psicanalítica que ajudam a compreender aspectos relacionados ao desenvolvimento emocional das crianças que interferem na aprendizagem e nas relações.

Projeto Pedagógico - Miguilim Projeto Pedagógico - Miguilim
Projeto Pedagógico - Miguilim