Ensino Fundamental

Cada escola é fruto de suas teorias de referência, do espaço físico que ocupa, da comunidade a que pertence, das ideias que a conceberam, de cada geração de educadores que dela fizeram - e fazem - parte e do modelo de sociedade que quer ajudar a construir.

A Escola Miguilim Fundamental é resultado de um trabalho de 18 anos com Educação Infantil, o que nos animou a elaborar um projeto pedagógico que atendesse crianças entre 6 e 11 anos.

A casa do Fundamental

A arquitetura do espaço revela uma concepção sobre educação

A casa que abriga o Fundamental foi construída na década de 1940 com a finalidade de ser uma residência. Escolhemos restaurá-la, mantendo a fachada, reutilizando janelas e portas originais, preservando uma atmosfera de casa: quintal com árvores frutíferas, cozinha, salas aconchegantes.

A arquitetura da casa e a organização dos espaços estão planejadas para apoiar a atuação dos educadores e os processos de investigação que conduzem com as crianças. Os ambientes são pensados para que possam experimentar o acolhimento e a expansão, a individualidade e a convivência.

Cada grupo tem a sua sala: podemos entendê-la como um espaço particular – de cada dupla de educadores e suas crianças – que abriga um coletivo, já que é usada por todos. Ao longo do ano, as paredes das salas vão sendo ocupadas com o que é criado pelo grupo: as investigações realizadas, o calendário, a rotina, as produções de artes. Cada sala revela a memória do grupo que é compartilhada com a comunidade da escola.

Além disso, temos os espaços coletivos: os ateliês de artes e movimento, o quintal, a quadra e a biblioteca.

Projeto Pedagógico

Segundo a concepção socioconstrutivista de desenvolvimento, que fornece a matriz teórica do projeto pedagógico da escola, a aprendizagem se dá por meio das interações que as crianças estabelecem com os objetos de conhecimento e com as pessoas que as cercam – adultos e pares. Os objetos de conhecimento são as áreas curriculares: artes visuais, música, matemática, língua portuguesa, educação física, ciências naturais e sociais. Para que se desenvolvam em todos os aspectos - emocionais, cognitivos e sociais – é importante que a escola ofereça a elas o contato com os objetos de conhecimento em toda a sua riqueza e complexidade.

+ Saiba mais
Projeto Pedagógico - Miguilim
Projeto Pedagógico - Miguilim
Projeto Pedagógico - Miguilim

Do Infantil para o Fundamental

Na Educação Infantil o projeto da Miguilim acolhe e estimula a curiosidade natural das crianças, o que as encoraja a crescer com confiança nas suas ideias e hipóteses.

No Fundamental 1 a curiosidade espontânea e intuitiva da primeira infância, progressivamente, se converte no desenvolvimento das capacidades intelectual e social, o que nos permite pensar em projetos coerentes com estas condições.

+ Saiba mais
Do Infantil para o Fundamental - Miguilim

Cotidiano

Uma criança que tenha tido a oportunidade de viver plenamente a 1ª infância estará, entre os 6 e 11 anos, potencializada para outros campos de experiências e aprendizagens: exercitar uma maior autonomia nas relações entre iguais, sendo capaz de compreender, progressivamente, diferentes pontos de vista; se envolver fortemente com os temas acadêmicos, desejando aprender coisas relacionadas ao universo da leitura e da escrita, dos números e conteúdos a eles relacionados; das artes visuais, com o refinamento da capacidade motora e de conciliar o que projeta com o que produz; interessar-se por explicações científicas e verossímeis; conhecer e poder comparar-se com outros povos e formas de viver. A partir destas ideias o currículo do Ensino Fundamental está pensado.

Pela manhã

É possível compor horários diferentes em cada dia da semana e o valor é definido conforme o número de horas contratadas.

+ Saiba mais
Cotidiano - Miguilim

Informações gerais

Direção

Regina Gomes Sodré

Orientação Pedagógica

Eliane Mingues

Faixa etária

De 6 a 11 anos

Organização dos grupos

As crianças são divididas, por idade, em 
5 grupos: 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano.

Valores da anuidade

Horário de funcionamento

09h00 às 18h30

Período regular

13h15 às 17h45

Período estendido

09h00 às 13h15 (saiba mais)

Férias

Janeiro e Julho

Oficina de férias

Acontece na primeira quinzena de julho. São propostas brincadeiras livres, atividades corporais, ateliê de artes e culinária. É aberta aos ex-alunos e crianças que não estudam na Miguilim.