Família e Escola

Para educar crianças tão pequenas é preciso compartilhar com os pais e as mães o cotidiano da escola e as ideias que orientam as nossas escolhas. Por isso, além do período de adaptação, garantimos no dia a dia um espaço de convivência.

Adaptação

A primeira semana na escola é dedicada à adaptação. Nos primeiros dias há um horário reduzido - 13h00 às 15h30 – que vai sendo progressivamente ampliado. Durante esta semana a mãe, o pai ou um adulto próximo à criança, deve permanecer na escola.
A partir dessa experiência inicial, para cada caso, será feito um combinado entre a família, a professora e a orientação.

Diariamente

Das 13h00 às 13h30, quem traz a criança para a Miguilim pode entrar, ir até a sala de aula, ver as professoras e demais crianças. Essa meia hora diária garante uma suave transição casa-escola que nos parece tão necessária para as crianças, suas mães e pais e educadores da escola. Na hora da saída, entre 17h30 e 17h45, essa atmosfera se repete: é hora de esperarmos pela chegada das famílias, nos despedirmos, finalizarmos o dia.

Reunião de pais

No início de cada semestre os pais são convidados para uma reunião com a professora da classe. Neste encontro ela expõe o trabalho que será desenvolvido ao longo do semestre e também comenta aspectos da dinâmica do grupo. Durante o ano, sempre que necessário, os pais ou a escola podem agendar conversas com a orientação ou com a professora da sala.

Relatórios

Nos meses de junho e novembro estão disponíveis no site, em área restrita aos pais, os relatórios dos professores especialistas em Artes Visuais, Movimento e Música. As professoras de cada sala produzem um relatório do grupo e um individual.