Cotidiano

Há momentos do dia comuns a todos os grupos. E há os que se diferenciam em função das idades, dos projetos das professoras e suas crianças. Há também as aulas com os educadores especialistas que se distribuem, ao longo da semana, nos diferentes grupos. A sequência das atividades é planejada mas também flexível, para acolher o imprevisto.

As tardes na miguilim

Hora de chegar

Cada professora espera por seus alunos na sala, que está organizada para esse primeiro momento do dia no qual temos também a presença dos pais e mães. São propostas variadas para que as crianças possam escolher uma atividade para começar o dia na escola.

Primeira roda

Momento em que as crianças e as educadoras sentam-se em roda para falar sobre como será a tarde. Gostamos de começar o dia dessa forma, compartilhando com o grupo o que está planejado, retomando coisas do dia anterior.

Para os grupos 1 e 2

Após a roda é hora de brincar no quintal. Fazer construções no tanque de areia, brincar nas balanças e cordas, subir e descer no escorregador. Acompanhadas pelas professoras, brincam no espaço externo da escola. Após este momento, diariamente, estes grupos têm uma proposta coletiva de artes.

Para os grupos 3 a 5

Após a roda inicial, as educadoras e as crianças dedicam-se aos projetos de cada grupo: conversar sobre algum tema investigado, ir à biblioteca escolher um livro que será levado para casa, montar jogos de construção e encaixe, estar num grupo com jogos de mesa - como jogo da memória, dama, quebra-cabeça etc - entre outras possibilidades.

Lanche

É trazido de casa ou fornecido pela Papinhas, mesma empresa que fornece o almoço.

É servido na classe, no refeitório ou no parque com as crianças e educadoras sentadas ao redor de uma toalha.

Cardápio do mês

Parque

Momento do dia em que os Grupos 3, 4 e 5 brincam juntos no quintal.

Roda de história

Para todos os grupos há diariamente um momento de escuta de história. Sentados em roda ouvem uma história contada pelas professoras. Autores contemporâneos, histórias brasileiras ou de várias partes do mundo, contos de fada, contos populares... o repertório é bastante variado.

Hora de ir embora

De novo a escola está aberta aos pais e mães. Hora de reencontrar com seus filhos e filhas, dos encontros entre famílias. Por isso, novamente, a sala tem uma organização em cantos, como no início da tarde.

Aulas especiais

Temos educadores especialistas em três áreas: Artes Visuais, Movimento e Música. São áreas também trabalhadas pelos demais educadores e o especialista complementa o trabalho.

Artes visuais

A intenção é propor um espaço de experimentação de materiais e linguagens, permeado pela apresentação de trabalhos de artistas contemporâneos e modernos. Pretende-se criar um espaço no qual as crianças possam desenvolver um fazer criativo e, aos poucos, consigam formular seus próprios projetos e problemas plásticos.

A partir do G3.

Professora: Helenira Paulino

Movimento

Movimentar-se é necessidade natural da criança. As brincadeiras de faz de conta, os jogos e os circuitos são formas de acolher e intervir nesse movimento. Nas aulas, por meio dessas atividades, podem experimentar diversas formas de movimento, ampliando progressivamente a consciência sobre seu próprio corpo, além da comunicação com o outro e com o meio em que vivem.

Professora: Juliana Lucilha

Música

A música é apresentada integrada às outras linguagens de expressão e representação. De forma lúdica, as atividades são desenvolvidas com o objetivo de sensibilizar as crianças para essa linguagem, ampliando o conhecimento e sua cultura musical.

Professor: Roberto Schkolnick